sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os 20 mandamentos do vinho: Lista de tarefas para novas experiências e aprendizados!

Você pode estar se perguntando: Mandamentos do vinho? Mais regras e conceitos pra associar a imagem do consumidor de vinho a elitista ou esnobe? E eu te respondo: Longe disso!
São dicas que, como os mandamentos, trazem alguns princípios orientados para uma nova prática. Ou seja, estes são os mandamentos do vinho para te trazer mais diversão e muito mais aprendizados no mundo do vinho. 
São formas de você fugir da simples taça diária daquele vinho diário para se permitir conhecer coisas novas, vinhos novos, regiões diferentes, outras histórias, novos sabores e aromas... São formas de quebrar o padrão regado a bons vinhos, boas experiências e novos aprendizados!
Vamos a algumas dicas e, se você encarar como meta, tenho certeza que terá boas surpresas.

1. Experimente um vinho de um país diferente
Muitos países são reconhecidos no mundo do vinho e, provavelmente, você já tenha provado um bom representante. Mas e aqueles países menos conhecidos e que são novidade? Já provou um vinho da Grécia, da Hungria ou da Croácia? Ou nem precisamos ir tão longe, já optou por um vinho do Uruguai? Países diferentes são muitos e seus vinhos estão por aí, basta você tentar encontrá-los e dar uma chance. Boa sorte.

2. Visite as vinícolas mais próximas
Faça visitas constantes às vinícolas mais próximas, é uma ótima forma de se aprender sobre vinho e conhecer um pouco mais sobre sua cadeia produtiva. Já visitou a mais próxima? Então vá para a outra, deve ter uma logo ao lado... E em cada uma poderá ver a diversidade de uvas e vinhos, as diferentes características e estilos que se consegue em tão pouca distância.

3. Faça uma viagem relacionada ao vinho
Faça uma viagem para desfrutar do vinho em outro local ou país. Visite os vinhedos, vinícolas, compre muitos vinhos, harmonize nas refeições e aproveite cada detalhe do enoturismo. Uma viagem pelo mundo do vinho. Ou várias.

4. Conheça os rótulos do seu país
Já ouviu o ditado que diz “Santo de casa não faz milagres”? Pois então, vamos conhecer e provar os rótulos brasileiros, conhecer as regiões produtoras e o que temos de bom por aqui...

5. Colete e organize seus rótulos
Seja guardar o rótulo ou uma foto dele, ao longo dos anos isso pode render boas histórias e memórias. Se você retira os rótulos, você pode organizá-los em um álbum específico, adicionar informações sobre as características do vinho ou sobre as memórias relativas a ele, o dia que abriu a garrafa, o momento, a companhia... Memórias saborosas, histórias e vinhos.

6. Tome nota de suas impressões
Faça anotações do vinho que está degustando, desde quando abrir até a última taça, do começo ao fim. Com o tempo aberto ele vai mudar pelo contato com o ar, calor, harmonização e pode trazer novas descrições. Guarde esse material e, se depois um tempo, abrir a mesma garrafa de vinho e comparar com suas notas antigas vai se assustar como as impressões podem mudar. Isso é basicamente como uma foto de criança: Você sabe que eles mudaram, mas é somente quando você olha para as fotos que realmente percebe o quanto...

7. Encontre uma nova loja de vinhos
Compre uma garrafa de vinho em uma loja que nunca tinha comprado antes. É uma boa oportunidade para encontrar um novo comerciante atencioso, rótulos bem selecionados, boas condições de compra, custo acessível e vinhos que te atraiam. Na sua cidade tem um winebar? Importadoras? Já os conhece? Sempre tem um lugar que ainda não conhecemos, então visite e aproveite. E ainda tente uma compra online, a internet está por todos os cantos e, hoje em dia, na sua adega também. Muitas empresas oferecem serviços personalizados, buscas direcionadas, dicas de sommelier e, principalmente, preços convidativos. Porque não tentar?

8. Monte uma adega
Monte uma adega em casa. Básica ou mais complexa, vai de acordo com você. Isso vai te ajudar a selecionar rótulos diversificados, de diferentes uvas e regiões do mundo e ainda vai te ajudar a expandir os conhecimentos e ler bastante sobre o assunto. Uma adega de vinhos de bom custo-benefício, de vinhos para o dia-a-dia, de vinhos de guarda, entre tintos, brancos, espumantes e rosés, as combinações são infinitas e você sempre terá um rótulo a espera em sua adega, pronto para você, para o seu jantar e para recepcionar seus convidados.

9. Entre para uma confraria
Quer melhor coisa que uma reunião entre amigos para degustar bons vinhos? É uma alternativa interessante para provar rótulos diferentes e gastar menos com isso. As possibilidades são infinitas, participe de uma e boas degustações.

10. Participe de uma degustação às cegas
Entrou para a confraria e vão fazer uma degustação as cegas onde cada um traz um rótulo embrulhado em papel? Ótimo, a experiência será única. Mas pense que fazer isso em casa, com dois ou três rótulos do mesmo tipo de vinho, também pode ser muito interessante e instrutivo. O que os olhos não vêem o coração não sente, mas seu paladar sim!

11. Participe de um jantar harmonizado
Pratos e vinhos harmonizados em pequenos detalhes... Desfrute de cada um e principalmente da combinação entre os dois. Acho que nem precisamos pensar no porque da importância deste mandamento!

12. Teste utensílios diferentes
Com certeza você já ouvir falar por aí que as taças influenciam diretamente para a percepção das características vinho. Você já colocou isso em prática? Então tire suas conclusões. Quando abrir um vinho, coloque um pouco em taças de diferentes formatos e tamanhos. Beber vinho envolve todos os sentidos...

13. Prove um varietal diferente
É muito fácil encontrar um rótulo com uma uva diferente, no nome e no sabor. Entre os vinhos com Cabertnet Sauvignon e Chardonnay pode ter um que te agrada...

14. Ouse em novas harmonizações
Abra um rótulo inusitado com um jantar diferente. A harmonização te permite ousar, então aproveite. Porque não tentar um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia com um Carpaccio com ervas, um Ripasso da Itália com um frango frito picante ou um espumante com o churrasco? O bom mesmo é não ter regras, é se basear no seu gosto. Crie na cozinha. Abra a mente. Abra o vinho.

15. Prove um vinho antigo
Os vinhos antigos têm muito a dizer, são muitas histórias acumuladas na forma de sabores e aromas. Busque um rótulo antigo e faça uma degustação especial. E se estamos falando de vinhos antigos, porque não ir mais longe e buscar um vinho branco? Muitos envelhecem bem, quando bem cuidados, como alguns vinhos de Muscadet, Gewürztraminer ou Riesling que podem se conservar por mais de uma década...

16. Prove um vinho que você acha que não gosta
Tudo relacionado a gastronomia tem o problema de restrição por “achar” que não vai gostar de alguma coisa. Você está esperando o que? Você não gosta de vinho alemão ou realmente nunca provou? Os portugueses não te atraem ou você nunca deu uma oportunidade? Todas as coisas estão passíveis de mudanças, principalmente o nosso paladar.

17. Abra espumantes sem motivo especial
Hoje em dia há muitos espumantes de preço acessível, principalmente aqui no Brasil. Então abra uma garrafa para o jantar de hoje e isso será a ocasião especial. A comemoração? À vida.

18. Vinho de sobremesa na mesa
Sirva um vinho de sobremesa sempre. Coloque na mesa com sua sobremesa e veja o vinho desaparecer...

19. Quebre o limite de preço para cima
Pelo ao menos uma vez, seja em uma loja ou restaurante, vá acima do seu limite médio por uma garrafa, se houver motivo ou se o rótulo lhe parecer interessante. Aquele vinho que você sempre teve vontade na “vitrine”? Você estará dando um presente para a pessoa que mais devemos amar: Nós mesmos. E ainda respeitando o próximo, servindo-o uma taça deste belo vinho.

20. Ouse com um limite máximo
Se você realmente acredita que não há bons vinhos até um determinado preço (considerado baixo para os vinhos), estabeleça o seu limite e vá à caça. Você com certeza encontrará bons rótulos, considerados de bom custo-benefício ou best-buy. “Garimpar” é preciso, daí vêm jóias inestimáveis...


E depois de encarar tudo isso, passe por aqui e compartilhe suas experiências!
Bons vinhos!

2 comentários:

  1. Grande Gustavo, muito legal seu post!
    Aparentemente tenho sido um bom enófilo - acho que estou seguindo bem os mandamentos :)
    A única exceção são os vinhos de sobremesa: preciso realmente explorar mais este terreno.
    Forte abraço
    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tiago, obrigado pela visita...
      Que bom que está tornando seu aprendizado diversificado, isso é importante e ao mesmo tempo mais prazeroso. EU sempre estou atento a estas dicas, pra sempre colocar em prática...
      Eu ando com a proposta de aumentar o consumo de brancos e também de sobremesa, tem sido bacana conhecer mais sobre isso...
      Grande abraço e até mais.
      Bons vinhos.
      Gustavo
      [Histórias e Vinhos]

      Excluir