sexta-feira, 11 de maio de 2012

100 anos depois: Conhecendo os vinhos e drinks servidos no Titanic!

Dia 14 de abril marcou o centenário do histórico naufrágio do gigante Titanic e a Revista Wine Enthusiast resolveu se perguntar quais os tipos de bebidas e vinhos estavam a bordo do malfadado navio.
A pouca documentação a que tiveram acesso mostra que o navio trazia 1000 garrafas de vinho, 850 garrafas de destilados e 191 caixas de licores. 
          Os passageiros de primeira classe navegavam cercados de luxuosas e abundantes refeições. Os menus resgatados do navio indicaram que a norma eram 10 refeições, sendo que cada prato era combinado com vinho. Algumas rolhas que sobreviveram ao naufrágio para contar história foram identificadas como uma seleção de champanhes de Moët e Heidsieck & Co. Pouco antes do centenário algumas destas garrafas recuperadas em meio aos destroços foram leiloadas na casa de leilões Guernsey´s Auctioneers & Brokers, em Nova Iorque.
         Alguns drinks servidos para os passageiros incluíam os chamados Manhattan, Tom Collins, John Collins, Rob Roy e Robert Burns, considerados por consultores atuais como os grandes da época.
      Poucos nomes de vinhos ficam para a história, mas pode-se estimar que muitas garrafas navegaram solitárias em meio a turbulência do momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário