sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dicas básicas para extrair o máximo do seu vinho!

Você que está iniciando no mundo dos vinhos deve sempre se atentar as dicas que o “Histórias e Vinhos” recomenda, para que sempre consiga expressar as verdadeiras características do vinho, melhorando e muito a percepção dos aromas, sabor e enriquecendo a sua experiência de degustação... Vamos a algumas dicas básicas:

Aquisição
Tudo começa com uma boa aquisição! Opte sempre por lojas responsáveis e que cuidem de seus produtos... E lembre-se sempre, o prazer do vinho não está no seu preço, mas sim em tudo o que o cerca, o prazer que nos dá, os momentos especiais ao lado de amigos e da família.

            Armazenamento
Preze sempre pelo correto armazenamento de seus vinhos, em local arejado e sob a faixa de temperatura recomendável, livre de odores fortes, luz e trepidações nocivas. Nem o melhor vinho do mundo suportaria a isso... e convenhamos, caros leitores, não adianta investirmos em vinhos esperando grandes momentos, se não pudermos garantir um bom armazenamento.
Você já tem uma adega climatizada? Esta pode ser uma forma muito recomendada para armazenar seus vinhos, principalmente no Brasil que tem temperaturas médias muito altas ao longo do ano. Recentemente, o blog “Histórias e Vinhos” fez uma pequena revisão de bons motivos para adquirir uma, veja aqui.
Quando pensamos em armazenamento, rapidamente pensamos no mais importante: Estabilidade. Mantenha a temperatura ao redor de 15 oC (de 12-16 oC) e umidade entre 65-75%.
Desta forma, você poderá garantir um envelhecimento pleno para seus vinhos, para que estejam prontos para expressar suas características no momento em que forem abertos.
Uma adega climatizada pode ser essencial para o armazenamento dos seus vinhos...

Tempo de guarda
O tempo ideal para se beber um vinho é diferente para cada um e é afetado por uma série de fatores, como: tipo de uva, estilo do vinho, qualidade, colheita, embalagem, condições de guarda, técnicas de vinificação e outros.
Grande parte dos vinhos de hoje em dia são feitos para o consumidor moderno, aquele que não quer deixar seus vinhos descansando por muito tempo na adega e prefere bebê-lo jovem, oferecendo características de frutas. Outros consumidores preferem a complexidade de vinhos de maior potencial de guarda, e devem buscar por vinhos que tenham essa capacidade.
Aquém das preferências, como se tratam de dicas básicas, no caso de dúvidas sobre um vinho da sua adega, se está bom ou não para ser consumido, o blog “Histórias e Vinhos” recomenda uma busca em sites confiáveis para conferir o que outros consumidores descrevem sobre aquele vinho.
Independente disso, não há uma maneira exata para determinar quando o vinho deve ser aberto, até porque o momento ideal de cada vinho é único. Não são estimativas simples e sempre são feitas por maiores apurações por grandes conhecedores e enólogos.
Cá entre nós, aqui só não vale escolher um grande vinho (aquele com grande potencial de guarda) e abri-lo muito antes da sua janela ideal, pois assim você estaria perdendo suas características ideais, todo o seu potencial e complexidade de sabor.
Mas vale sim fazer uma pesquisa sobre a uva e sobre seu potencial. Abrí-lo quando julgar adequado e aproveitar ao máximo o prazer que vem com ele disposto na taça.

Temperatura
            Quando for servir um vinho, cuide sempre para que sua temperatura esteja dentro da faixa ideal, pois mesmo pequenas variações podem ser cruciais para o seu paladar.
            Muitas pessoas acreditam que servir o vinho na temperatura ambiente é o correto, mas se esquecem de que isso vale para regiões com temperaturas médias abaixo dos 18 graus. Portanto, principalmente no Brasil, é muito importante que você cuide para que o vinho chegue a mesa na temperatura correta, garantindo um paladar mais apurado, notas equilibradas e componentes básicos bem integrados.
            Usualmente, no caso de adegas climatizadas, as temperaturas são ajustadas para a faixa ótima dos vinhos tintos, sendo que isso facilita muito na hora de servi-los. Fique atento caso vá servir um outro tipo de vinho, como brancos e espumantes, sendo que você deverá ter auxílio de um balde de gelo, por exemplo, para poder abaixar um pouco mais sua temperatura, chegando aquela ótima e tão importante para expressar o seu melhor...
Faixas médias de temperatura de serviço para os seus vinhos:
Espumantes: 8 – 10 oC
Brancos: 8 – 12 oC
Tintos: 15 – 20 oC

Taças e utensílios
Você deve estar se perguntando: O que, até mesmo a forma das taças influencia no seu sabor? E a resposta não poderia ser outra... Sim! Cada taça pode permitir ao vinho sobressair suas características... Um exemplo é a taça para espumantes, finas e altas, para expressar as bolhas e os aromas, ou a taça para tintos, que devem ter a boca mais estreita que o corpo, para concentrar seus aromas tão desejados.
A lavagem das taças também é de grande importância, sempre em água morna e evitando que permaneça qualquer resíduo de detergente, que poderia afetar o sabor do vinho. Após a lavagem, ou deixe escorrer a seco ou use um pano de boa qualidade para evitar os fiapos no vidro. Ah, e não vale usar a desculpa aos convidados de que o vinho era ruim por causa do detergente que você esqueceu na taça, hein?
Além das taças, diversos utensílios podem colaborar para você servir o vinho, a dois ou para um grupo, não importa, você poderá garantir qualidade e poderá fazer bonito!
Alguns exemplos:

Taças
Taças específicas para o vinho podem potencializar suas características...

Balde de gelo
Balde de gelo, importante para os brancos e espumantes!
Decantador
Decantador de vinho para várias finalidades, para vinhos jovens ou antigos
Acessórios gerais
Acessórios gerais: O mais importante, um bom abridor!!!

Avaliação
Lembre-se sempre: O seu paladar é como uma impressão digital, ou seja, é único!
Principalmente para quem está iniciando, tente provar de tudo, conhecer as diferentes variedades de uvas, ver como são distribuídas em um vinho de corte, provar um mesmo vinho de diferentes safras, se dar ao luxo de investir em um vinho mais renomado, e etc... Tudo o que fizer será importante para se construir neste mundo e todas as informações serão cruciais para conhecer o que é mais interessante para você.
Procure o que é mais prazeroso para o seu paladar, os aromas mais instigantes e os sabores mais expressivos.
            E avalie o vinho detalhadamente:
            1) Como é o seu visual?
            2) Quais são seus aromas?
            3) Qual o seu sabor?
           
            Lembre-se sempre que degustar um vinho não deve ser nada intimidador e confuso, mas apenas prazeroso. O vinho deve ser apenas apreciado na sua totalidade.

Extraia o máximo do seu vinho, viva tudo e como puder...
Boa sorte no mundo dos vinhos... Um mundo tão subjetivo quanto prazeroso!!!

7 comentários:

  1. Olá
    Tenho acompanhado seu blog e tenho gostado muito. Estás de parabéns - é muito bem organizado, com um bonito layout e bastante instrutivo.
    As dicas do post foram muito interessantes e pertinentes.
    Grande abraço e saúde
    Tiago
    www.universodosvinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago, muito obrigado pelos elogios, de verdade! Apesar de ser uma diversão para as horas vagas, tento me empenhar ao máximo pra trazer um conteúdo que seja aproveitado por todos, desde os iniciantes aos iniciados.
    Também acompanho o seu site, esses dias estava conferindo e vi o link do meu blog por lá, fiquei muito lisonjeado. Gostei bastante de tudo o que vi, e já providenciei um link direto do meu blog para o seu também...
    Enfim, obrigado pelo contato e pela visita. Vamos manter mais contato...
    Um grande abraço e bons vinhos, sempre!
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, eu é que fico lisonjeado! É um privilégio ver um link do meu blog em seu site.
    Vamos mantendo contato sim, com certeza!
    Grande abraço e bons vinhos para vc também!
    Tiago

    ResponderExcluir
  4. Excelente ideia! Esse texto foi excelente! Há muitos anos que aprecio bons vinho e essas dicas, são sempre muito boas para relembrar a importância de manter a boa qualidade...

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcinho, muito obrigado pela visita e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do texto. Realmente são dicas básicas mas que nos fazem lembrar da importância de manter uma qualidade para a degustação de nossos vinhos... Um grande abraço e bons vinhos, sempre.
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir
  6. Gustavo,

    Muito bom o post! Ótimas dicas!

    Parabéns pelo blog!

    Ewertom
    [Vinhos de Minha Vida]

    ResponderExcluir
  7. Olá Ewerton, obrigado pela visita e comentário.
    Sempre dou uma passada pelo seu blog tb, muito bom o conteúdo, parabéns!
    Grande abraço e bons vinhos para a vida.
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir