segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Curtas da semana #13: Montalcino monogâmica, O selo continua, Rothschild é recorde em cifras, 11 novos MW e outros!

“Curtas da semana” mais uma vez, trazendo informações do mundo do vinho entre 04-11 de Setembro. Veremos o amor por uma uva, cifras recordes e muito mais. Acompanhe:

Montalcino monogâmica
O casamento dos belos vinhos Brunello de Rosso di Montalcino ficou mesmo com uma uva só: Sangiovese. Os produtores recusaram a proposta de entrarem novas varietais, acima de 15%, nos vinhos da Toscana. O debate ocorreu no dia 07, e agora está definido.

De leilão, pra leilão...
A famosa casa de leilão, Christie´s, iniciou as vendas de outono em Hong Kong, apresentando lotes de grande prestígio de Château Lafite e Domaine de la Romanée-Conti. Por se tratar de vinhos top e da China, as vendas foram no mínimo muito positivas. Só de Lafite, por exemplo, foi apresentado uma vertical de 25 lotes, de 1981-2005,  que ganhou o seguinte tópico:

Lote de Rothschild é recorde em cifras!
Uma coleção de 300 garrafas de Château Lafite Rothschild foi vendida em Hong Kong por HK$ 4.2 milhões ($539,280), a maior cifra alcançada este ano por um único lote de vinhos!!! Depois dos famosos e endinheirados leilões em Nova York e Londres, aí vem a China despontando...


Despontando mesmo: Vinho chinês de destaque!
Um vinho chinês surpreendeu e venceu um renomado concurso promovido pela revista britânica Decanter, batendo outros vinhos franceses na mesma categoria. O Cabernet Dry Red 2009 (Jia Bei Lan) foi o primeiro vinho chinês da história a vencer o Decanter World Wine na categoria de vinhos na mais alta faixa de preços. É mole? Não, é o desenvolvimento!

Trapiche dos hermanos...
Uma das maiores marcas argentinas, situada ao pé dos Andes, foi sucesso no UK Annual Tasting. O vinho que deu o que falar foi o grande Trapiche Malbec Single Vineyard 2008, quem já provou, sabe. E ainda apresentou o Trapiche Manos Malbec 2005. Manos, Hermanos, Trapiche e um mucho gusto pra vocês também.

11 novos MW
O “Institue of Masters of Wine” confirmou 11 novos MW. Com esta nova lista, agora eles já somam 300, do mundo todo e para o mundo. Vamos aos contadores, são 5 do Reino Unido, 1 Irlandês, 1 Australiano, 1 Americano, 1 da Nova Zelândia, 1 Alemão e 1 Japonês. Heterogênea. São eles: Michele Anderson, Christy Canterbury, Sam Caporn, Mary Gorman-McAdams, Andy Howard, Emma Jenkins, Richard Kershaw, Paul Liversedge, Caro Maurer, Mai Tanaka, Clem Yates. Muito prazer. Muito, pelo vinho.


E por aqui... O selo continua
Nova Instrução Normativa obriga atacadistas e importadores a só comercializar vinhos nacionais e importados com o Selo de Controle Fiscal a partir do ano que vem. Anulação do adiamento. O recomeço do fim.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário