quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rir e consumir vinho regularmente: A chave para a longevidade

Vamos dar uma passeada por duas áreas da ciência e ver como estes dois fatores são importantes para a saúde e para o bem-estar dos indivíduos pois, de acordo com recentes estudos, rir e consumir vinho (moderadamente) podem ser a chave para a longevidade.
Dois grupos de pesquisa divulgaram seus resultados que podem confirmar o que nós já sabíamos: estes dois podem ser responsáveis pelo combate a doenças e ao envelhecimento.
O trabalho do grupo Montefiore Einstein Cancerdefine Center, no hospital Montefiore, que já vem sendo desenvolvido há mais de 5 anos, traz a risada e o ato de rir muito como ponto central da terapia para a cura dos pacientes. Durante esta sessão de riso-terapia, os pacientes têm mesmo é que rir, pra esquecer sua própria doença e, para isso, eles assistem a boas comédias, têm livros a sua disposição e ainda shows de stand-up comedy durante a sessão.
A American Cancer Society, e outros médicos especialistas, dizem que o riso é a melhor terapia para reduzir a tensão e relaxar o corpo e a mente. Por conseqüência, pode haver redução da pressão arterial e redução dos hormônios relacionados ao stress. Um dos grandes renomados nesta área, Norman Cousins, escreveu em seu livro “Anatomy of Illness” que uma boa e intensa risada por 10 minutos chegam a ter propriedades anestésicas. E como se não fosse pouco, muitos especialistas consideram o riso como a única maneira de se “massagear” internamente os seus órgãos... Ou seja, benefícios que vão longe...
Para combinar todos estes efeitos positivos, pesquisadores de Harvard fizeram a ressalva de que têm uma chave fundamental para desvendar o segredo do envelhecimento. O principal trabalho do grupo foi publicado em 2008 no jornal científico Cell, que envolveu basicamente o estudo de proteínas relacionadas ao envelhecimento.
O coordenador da pesquisa, David A. Sinclair, explica que as sirtuínas, uma classe de proteínas, estão relacionadas a manutenção de um padrão jovem da expressão gênica do indivíduo, garantindo que os genes “desligados” não influenciem neste processo. Além disso, as mesmas proteínas ainda parecem reparar danos do DNA à medida que envelhecemos. Desta forma, os pesquisadores constataram que estas proteínas podem ter um papel importante no combate ao envelhecimento.
E quem seria a grande chave para complementar este mecanismo: o Resveratrol. Este composto, encontrar principalmente no vinho tinto, ajuda a ativar estas proteínas que, por sua vez, ajudam a reparar o cromossomo que vai sendo danificado conforme envelhecemos. Este estudo, realizado na prestigiada universidade, mostrou que o resveratrol, presente também em outros alimentos como o amendoim, nozes, uvas, pistache e outros, parece afastar o efeito direto da idade sobre o coração, ossos, olhos e músculos.
Se combinarmos estas duas áreas, concluímos que aquela reunião descontraída com os amigos ao redor de um bom vinho, regada a muitas histórias e risadas, pode ser muito importante para a nossa saúde.
Um brinde.

2 comentários:

  1. Ótimo, agora vou só rir e beber!
    Um abraço
    Ulf

    ResponderExcluir
  2. Caro Ulf, o que nos resta é aproveitar cada vez mais estes momentos descontraídos, para fugir um pouco da rotina cansativa. Assim ganharemos alguns anos de vida, que nos permitirá conhecer ainda mais vinhos por aí...
    Obrigado pela visita mais uma vez, ultimamente ando atualizando pouco, mas logo volta ao normal.
    Grande abraço e bons vinhos.
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir