terça-feira, 2 de agosto de 2011

Chablis ainda sem rótulo: Um prazer degustar!!!

Aí estão duas garrafas do Chablis 2010 que ganhei de uma grande amiga, Sarah Dias, filha de um produtor da cidade de Lignorelles, na região da Borgonha, França, ainda sem rótulo, diretamente da sua produção.
O produtor, Antonio Dias, é um daqueles que vende seus vinhos para outros grandes produtores da região, como Jean-Claude Boisset (e outros), ou para os tradicionais “negociantes”.
São apenas 10 hectares plantados, 5 destinados para a produção de Chablis e o restante resulta em Petit Chablis. Estes dois da foto são da safra de 2010, vinificados no mês de Dezembro passado que, segundo ela, está simplesmente ótima.
O fato de estarem ainda sem rótulo me levam a dois comentários básicos. O primeiro, muito positivo, pois é um prazer receber um presente assim, de vinhos tão interessantes como são os desta região, e principalmente das mãos da própria família e de uma amiga muito querida.
O outro destoa, pois estão sem rótulos ainda pela crise que muitos produtores, principalmente os menores, estão enfrentando. Nesta época do ano, há alguns anos, eles já estavam rotulados e prontos para a venda. E mais, antes, boa parte da produção era comprada com antecedência, já nos vinhedos ou ao longo do processo de produção. Votos de tempos melhores.
Como o próprio produtor mandou o recado para não consumir antes de 1 ou 2 anos, assim que degustá-lo mando as novidades. Descanso merecido.
Um grande abraço!


5 comentários:

  1. Ixi, vou ter que esperar 2 anos... para degustar!
    Hehehe!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pedro, infelizmente, teremos.
    Mas vai valer a pena!
    Abração
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Não esqueça de mim, tô nessa!!! Dois anos passam rápido!!!
    Seu Blog é uma excelente iniciativa Gustavo.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu querido Tio Gordo, fiquei muito feliz com a visita!!!!
    Este virou o meu hobby tio, sempre que posso estou lendo sobre o assunto e tentando, por aqui, passar um pouco das minhas idéias e experiências.
    Pode deixar que um dos Chablis, diretamente da França, já está reservado pra abrirmos em família.
    Grande abraço tio, e até a próxima.
    Gustavo

    ResponderExcluir