segunda-feira, 4 de julho de 2011

Curtas da semana #9: Haut-Brion em "O gigante adormecido", consumo de vinho na França em baixa, e outros!

E no ar o seu programa de segunda, "Curtas da semana" com muitas coisas interessantes do período de 26.06 a 03.07. Acompanhe:

Ontario e os 12 milhões
Ontario, província no Canadá, acaba de disponibilizar 12 milhões para a indústria vitivinícola. O financiamento será dividido ao longo de 4 anos para ajudar produtores de uva a repor suas plantações por variedades mais populares. Os agricultores ainda poderão se beneficiar de dinheiro para fazer reparos e melhorias na cadeia produtiva, como sistema de irrigação, instalação de redes e compra de novos equipamentos. O novo programa traz muitos milhões de motivos para brindar.

Haut-Brion em: O gigante adormecido
Os proprietários do renomado Chateau Haut-Brion acabam de fechar negócio, sendo que a nova aquisição foi o Chateau Tertre Daugay, em St. Emilion, considerada por eles como um “gigante adormecido”. A soma investida para aquisição da propriedade de 36,5 hectares não foi revelada. “Nós iremos trazer esta propriedade à sua glória”, disseram. O que vem daí? Fica a pergunta...

Marujos, abandonar o navio!
Uma empresa de vinhos da Nova Zelândia está passando por sérios problemas com banqueiros, a New Zeland Wine Company, que vem falhando em cumprir com seus compromissos financeiros. Impacto grande de uma empresa grande. Eu trocaria a tão sonhada pergunta: - Previsões? Não, revisões.

Mais um capítulo de Aquecimento global...
O assunto é antigo, mas na semana passada tiveram novas previsões, ou revelações, como preferir. O país da vez é os EUA, onde os estudos divulgados mostram que, principalmente a região da Califórnia será muito prejudicada. Pesquisadores de Stanford dizem que, até 2040, o quantidade de terras disponíveis para o plantio das uvas será reduzida a 50% do valor atualmente. O capítulo ainda será divulgado em maiores detalhes pelos pesquisadores, em um resumo que eu chamo de: Os próximos 30. Vamos acompanhar isso e, por um raciocínio lógico, se a terra diminui pela metade, o valor sobe para o dobro. Complicou!


Consumo de vinho na França diminui
Se você associa sempre a França com o consumo de vinho, peço muita calma, pois um novo estudo mostra que o francês pode estar perdendo sua ligação tão forte e histórica, pois um número crescente de cidadãos estão deixando de identificar-se com a bebida que se tornou popular pelo deus grego Dionísio. As descobertas, apresentadas no Jornal Internacional de Empreendedorismo e Pequenas Empresas, indica um declínio terminal na transmissão do património vinho francês para as futuras gerações.
Em 28 anos, o consumo de vinho na França diminuiu o equivalente a cerca de 4 bilhões de garrafas (de 750 mL), ficando abaixo dos 7.000 bilhões. Agora, pouco mais de 16% da população adulta consome vinho regularmente, com observado no último estudo. 
França – Vinho – Identidade = Futuro? 

Um comentário:

  1. O "hoax" do aquecimento global é uma tentativa de governança mundial pelos grupos mais desonestos e que já foram confiáveis, tipo Greenpeace et caterva. Não acredite nessa balela caro amigo!!

    ResponderExcluir