terça-feira, 5 de julho de 2011

Crognolo IGT 2007 #cbe

Mais uma degustação para a Confraria Brasileira de Enoblogs, que teve como tema para o mês de Junho “Um supertoscano de até R$ 200,00”, sugerido pelo blogger e amigo Alexandre Frias, do Diário de Baco.
Como se trata de uma denominação histórica, optei por um supertoscano muito conhecido pelas premiações e que, até então, estava aqui bem guardado e esperando a sua vez para ser degustado.
Peço desculpas pela demora na postagem, afinal de contas, já se passaram alguns dias. Mas estava viajando e impossibilitado de finalizar o texto da degustação. O vinho não é de colheita tardia, porque de tardia já basta a publicação.
Mas vamos ao que interessa, o vinho selecionado foi o Crognolo IGT 2007, um corte de 80% Sangiovese, 10% Cabernet sauvignon e 10% Merlot e posso adiantar: um belo exemplar da toscana.
A coloração profunda, retrata o rubi brilhante a atrativo. Nos aromas explodem frutas vermelhas regadas a um toque secundário de especiarias, couro e o peso da madeira. No paladar uma mistura bem equilibrada do terroir com as três variedades utilizadas, que carrega a essência da histórica Sangiovese complementada com a potência da Cabernet sauvignon e a tradição da Merlot. Os taninos são elegantes e o equilíbrio do vinho me agrada, com o álcool e acidez contidos. O final é de média persistência, mas muito harmonioso.
Um vinho elegante, bem estruturado e com uma complexidade que só nos faz querer a taça cheia!
             
Dados:
País: Itália
Região: Toscana
Produtor: Tenuta Sette Ponti 
Importadora: World Wine
Valor: R$ 137.00

            Descrição do produtor, pelo site do importador (World Wine):
A Tenuta Sette Ponti fica no coração da região demarcada do Chianti, 24 km à noroeste da cidade de Arezzo e seu nome refere-se às sete pontes que cruzam o Rio Arno, de Arezzo até Florença. Esta propriedade pertencia às princesas Margherita e Maria Cristina di Savoia D’Aosta e foi comprada pelo arquiteto Alberto Moretti.
Hoje, seu filho Antonio Moretti dirige a propriedade. Embora a vinificação seja relativamente recente para este produtor, a vitivinicultura goza de grande prestígio e tradição: até 1997 vendiam suas uvas para grandes produtores como Piero Antinori. Para fazer jus à qualidade da matéria-prima, contrataram o competente e inovador enólogo Dr. Carlo Ferrini, que encontrou o equilíbrio perfeito entre a tradição da Sangiovese e modernidade da Cabernet Sauvignon e Merlot.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário