quinta-feira, 2 de junho de 2011

EUA x França: Pela primeira vez o consumo de vinho nos EUA supera o da França!

EUA x França: A taça americana pede mais vinho?
A pesquisa publicada no jornal Los Angeles Times revelou que, no ano passado, os americanos não só consumiram mais vinho que os franceses como também gastaram mais por garrafa (após se aventurarem por algum tempo no território dos vinhos baratos de 6 dólares, no período da crise econômica).
Calma, eu explico: A França tem uma população muito menor que a dos EUA e os franceses ainda bebem mais vinho per capita que os americanos, e isso não vai mudar tão cedo, pois os americanos ainda são condicionados a ligar o domingo de sol com churrasco à famosa Budweiser.
Mas 2010 é um marco inicial, pois foi a primeira vez que o consumo coletivo de vinho nos EUA foi maior que na França, segundo o Los Angeles Times, indicando que os americanos começam a erguer suas taças para os brindes com Cabernet sauvignon e Chardonnay.
O jornal destaca que o consumo interno cresceu cerca de 7% em 2010, o que colaborou muito para a marca alcançada. Apenas na Califórnia, por exemplo, 90% dos vinhos engarrafados são destinados ao mercado interno, que atingiu a casa de U$ 18,5 bilhões. Além disso, no ano passado as exportações cresceram cerca de 26%, o que representou um ano de cifras positivas para o mercado americano de vinhos.
E pra finalizar, os resultados coletados ainda indicaram que os consumidores estão dispostos a gastar mais nos vinhos adquiridos. Nos relatórios anteriores, a faixa de $9-12 dólares sempre foi a maior parcela da indústria (salvo na época de crise, quando os consumidores buscavam por vinhos na faixa de $7), mas agora a faixa de $15 dólares mostrou muitos avanços e indica que é uma faixa muito procurada pelos consumidores americanos.
Eu acredito que, quanto menos se gastar por uma garrafa de vinho de qualidade, mais se pode gastar. E assim cresce o mercado do vinho... Certo? 

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