terça-feira, 3 de maio de 2011

Programa “Trabalho Sujo” da Discovery Channel em: Produção de vinho!

No programa Trabalho Sujo ou Dirty Jobs, exibido pela Discovery Channel, o apresentador Mike Rowe se submete a diversos trabalhos que geralmente tem um certo grau de risco e uma boa pitada de sujeira. Daí o lema do programa: “Se é um trabalho sujo, alguém tem que fazê-lo!”
Nesse episódio ele foi visitar a vinícola Starmont, em Napa Valley (Califórnia), pra conhecer um pouco do trabalho necessário durante a fabricação do vinho. No programa original ele acompanhou todo o processo, desde a colheita da uva até o vinho pronto, mas aqui eu consegui algumas partes pra todos conferirem.
Convenhamos, para uma pessoa que já se submeteu a coisas realmente pesadas (quem conhece o programa, sabe), essa foi fácil! Concluímos que o vinho vem sim de um trabalho árduo, mas com um resultado que não podia ser mais prazeroso.
Só fica a dica: da próxima vez use uma camiseta escura!
Vamos aos vídeos:

Vídeo 1 – Apresentação do programa Trabalho Sujo, para aqueles que ainda não conhecem poderem ver um pouco do que o programa faz e ao que o apresentador se submete.


Vídeo 2 – Um vídeo bem bacana, pois mostra um pouco do início da fabricação de vinho em uma grande indústria, o trabalho com as uvas e o material resultante da fermentação. A parte suja.

Veja AQUI.
Fonte: Howstuffworks.com

Vídeo 3 – Aqui ele entra na fabricação dos barris, para furar e acertar minuciosamente o seu buraco, importante para garantir a vedação ideal e posteriormente colaborar com o ponto certo da maturação.

Veja AQUI.
Fonte: Howstuffworks.com

Vídeo 4 - Torra do barril, para chegar no ponto ideal, o que vai garantir que a concentração dos compostos seja correta durante seu contato com o vinho.

Veja AQUI.
Fonte: Howstuffworks.com

Vídeo 5 – Enchendo o barril. Mecanização apropriada. Junto com um pouco daquela espuma derramada vão alguns dólares, muitos reais e a minha vontade de provar o vinho.

Veja AQUI
Fonte: Discovery.com

Informações sobre a vinícola:
Àrea total: 65.000 m2 de instalação e área de plantio
Enólogo do vídeo: Sean
Estrutura: 46 tanques de fermentação com capacidade para 1.200 a 12.000 litros de vinhos; processo inteiramente mecanizado
Extras: Tudo é reciclado ou re-utilizado. Re-utilização de água e captação de energia solar.
Site Maryvale Vineyards/Starmont Winery: http://www.merryvale.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário