terça-feira, 31 de maio de 2011

Arte para os vinhos: Rótulos criativos e inusitados – Parte 2

Hoje damos sequência a coluna dos rótulos artísticos, aqueles que falam por si. Artes originais para produtos indescritíveis... Criatividade, imaginação e um resultado impressionante. Confira:


11. Orgânico
Um rápido olhar sob estas garrafas imediatamente indica a mensagem, do valor de três gerações de experiência. Cada rótulo representa um vinho diferente da Matsu, ,"El pícaro", "El Duro"e "El Viejo", cada um com sua personalidade e sabor.

12. Segreto
Quando a Segreto encomendou o projeto especial para um vintage, uma edição limitada de aniversário, a Takk! Design deu um ar ousado a instigante ao produto. Com três garrafas consecutivas o nome se constrói na totalidade. Quando abrir um destes, faça a ocasião especial.



13. Brasil
E aqui um exemplar brasileiro, criado pela empresa de design Let it Grow, que queria chegar aos seus clientes com um presente especial. Os designers utilizaram 100 garrafas vazias e pintaram manualmente uma a uma. Cada unidade era envolvida em um rótulo plástico preto, que trazia uma descrição sobre seu conteúdo. “Deixe as idéias ocuparem mais espaço”, é o que está escrito. Não sei quanto a vocês, mas receber uma garrafa de vinho vazia seria um presente mais para ofensa criminal, não importa quão belo o olhar.

14. Obelisco
A equipe de design Sfaustina criou este jarro de vinho para um amante de vinho notável, Francis Ford Coppola. Seu pai usava garrafões para estocar vinho em seu porão, onde o jovem ia brincar. Para recriar a infância de Coppola a empresa criou este obelisco, com um rótulo escuro escrito pelo pai de Francis. O nome, claro, The Carmine, retrata o nome do patriarca da família Coppola.


15. Profusão
Shefa Profusion Wine, onde a palavra Shefa vem do hebraico “profusão”.


16. Pátria
A coleção Logan Weemala Wine Collection representa fielmente sua pátria. Weemala é o nome da região onde as uvas foram cultivadas, uma palavra indígena que diz “exibição boa”. Para esta coleção, a War Design selecionou cinco pássaros da região de Weemala. O resultado final foi uma série simples, divertida e atraente de rótulos para uma vinícola australiana.


17. Ações em alta
Os designers da Laughing Stock optaram uma abordagem literal para projetar sua marca. Uma linha envolve a garrafa, mostrando os detalhes do conteúdo do vinho. Seu nome é apresentado semelhante ao símbolo de ações, com o ano da safra abaixo. A obra faz um excelente trabalho.


18. Embarque próximo
Um clássico, o Boarding Pass Shiraz, é um dos desenhos mais criativos dos últimos anos. O rótulo é um cartão de embarque, sendo que os detalhes do embarque são substituídas com informações do vinho. Este Shiraz 2005 foi um grande sucesso no mundo de design, compilando todos os bons momentos de uma viagem em apenas um rótulo.


19. Carnaval
DolceVita Wine, rótulo do designer Rômulo Castilho, exibe fogos de artifício na embalagem. Remetendo ao carnaval, estes rótulos brasileiros explodem em cor, elegância e sofisticação.


20. Nuas
As garrafas de vinho da Saddler´s Creek tem sua versão livre de etiquetas, são literalmente nuas. O nome e detalhes do vinho são impressos diretamente na garrafa. Um relance de sucesso.


Até a próxima!

2 comentários:

  1. E ae Gustavo, td bem?
    mto legal a matéria, sou mto fã de rótulos diferentes. parabéns

    ResponderExcluir
  2. Fala Alexandre, tudo ok?
    Obrigado pela visita...
    Realmente, se o vinho dá o sabor, os rótulos completam com a visual.
    Grande abraço
    Gustavo

    ResponderExcluir