segunda-feira, 23 de maio de 2011

Arte para os vinhos: Rótulos criativos e inusitados – Parte 1

A concepção de um rótulo de uma garrafa de vinho pode fazer o sucesso de um vinho introduzido no mercado (se ele continuará sendo consumido, só dependerá de sua qualidade). Além da qualidade em si do vinho, o rótulo desempenha um papel primário muito importante na decisão dos consumidores no momento da compra. Pensando nesta realidade, muitos designers gráficos estão focando seus trabalhos para desenvolver rótulos criativos, inusitados e atraentes, que conectem a garrafa com o seu comprador. 
Para celebrar o trabalho destes profissionais empenhados em inovar, o “Histórias e Vinhos” selecionou diversos rótulos atrativos e impressionantes para a seção “Arte para os vinhos: Rótulos criativos e inusitados”, que será divulgada em partes a partir deste primeiro post.
Faço valer aquela famosa frase: “Nunca julgue um livro pela capa”... Mas que são originais, ah, isso são. A idéia aqui é apreciarmos a arte visual e a criatividade. Além disso, estimulamos a mente e os sentidos quando pensamos: “Quais as características dos vinhos contidos dentro de cada garrafa?”. Alguma dica?
           
1. Tinteiro
        Assim como cada vinho pode afetar cada paladar de forma diferente, o teste da mancha de tinta também é diferente para cada espectador. O rótulo do vinho Inkwell, desenvolvido pela Mash Design, pergunta: “O que você vê?”. Ainda depois de terminar o vinho Inkwell Shiraz 2007, você tem um belo rótulo para ser guardado.


2. Mosaíco
Os projetos da empresa Meeta Panesar para as garrafas de vinho foram criados como uma homenagem ao movimento de arte e obra do artista Joseph Albers. Rótulo com cores e geometria, um conceito de arte.

Fonte: Meeta Panesar 

3. Porta retratos
A Herdade Oggau é uma vinícola austríaca que deu ao seu vinho mais do que apenas um sabor, mas muita personalidade, nove para ser mais exato. Assim foram criados os rótulos assinados por Juang Von Matt, que explica “assim como cada homem, cada vinho tem seu próprio caráter individual, variando entre jovens e adultos, do lúdico ao complexo. Nós atribuímos um rosto, uma história e um nome a estes diferentes atributos. Eventualmente, isso nos levou a uma família típica, com avós, pais e filhos”.


4. GTS
O entusiasta Neil Ashmead criou o rótulo em homenagem ao automóvel, utilizado pela vinícola australiana Elderton Wines, o Grand Tourer Shiraz. A arte pede velocidade, mas beba-o lentamente.


 5. Mel
Lauren Golembiewski, criador deste rótulo, desenvolveu o conceito de Lua de Mel como presente para seus clientes em comemoração. O presente perfeito.


6. Bolsa
Seguindo a tendência por novas embalagens de vinho, esta bolsa aproveita a modernidade e vem com uma impressão limpa, clara, com notas de pureza. Você gosta de vinho que não seja de garrafa? Independente da resposta, uma bela arte.


7. Morto
Ao maior estilo necrotério, seu título é impossível de traduzir: “Return of the Living Red”. Um projeto simples, provocante e com um apelo aos filmes clássicos de terror. As informações da etiqueta são básicas, com idade e pistas sobre o conteúdo da garrafa. A sua garrafa está morta ai na adega? Traga-a para a vida.

Fonte: Mash design

8. Espumante
Enquanto a Suécia ainda não é lembrada como um produtor de vinho típico, o país tem algumas contribuições interessantes para o mundo do vinho. O principal é este espumante SAV, que não é necessariamente produzido de uvas, mas da seiva de árvores. O rótulo retrata exatamente isso, a árvore que dá vida a este espumante, no mínimo diferente.


 9. Garagem
Contanto que você não guarde este vinho na garagem, está tudo bem. Um design muito atrativo, produzido por uma loja de tratores antigos na Alemanha. Criatividade em alta, mas a capacidade de preservar o sabor do vinho em baixa.


 10. Lunar
A empresa Lunar Vine Wine quis acrescentar uma pitada de cores em suas garrafas, e aí está o resultado conseguido após contratarem a empresa britânica Death by Color. Natureza exuberante e um colorido explosivo. E aí, prefere um Shiraz, Rosé ou Chardonnay?


 Em breve novos rótulos, que mais parecem obra de arte.
Fique ligado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário