sexta-feira, 29 de abril de 2011

Espanha e Portugal bem representados na Expovinis 2011!

Portugal e Espanha, duas das regiões vinícolas mais importantes para o mundo do vinho, por sua tradição e pela qualidade histórica de seus produtos, estiveram bem representadas na Expovinis 2011. O que pude ver (e rever) das duas regiões me agradou muito.
No stand de Portugal, provei alguns Vinhos Verdes muito interessantes, alguns vinhos jovens com destaque e ainda vinhos de produtores novos, de regiões como Alentejo, Douro, Dão e outras que podem entrar no mercado brasileiro e agradar muita gente. Vale lembrar empresas como a Qualimpor, que trouxe grandes exemplares portugueses para a feira (fotos).
Enquanto isso, mudando de stand e viajando até a Espanha, pude provar muitos vinhos de Ribera del Duero e apenas comprovar como são bons. A Del Maipo trouxe dois ou três produtores dessa região que estavam com vinhos muito interessantes (fotos).
Boa sorte aos novos produtores, para abertura de mercado e maior exposição de seus vinhos e, claro, a permanência e constância ainda maior dos vinhos consagrados no nosso país. Parabéns a Expovinis e a todos os envolvidos neste grande evento.
São países ótimos em matéria de vinho, marcados pela diversidade e pela qualidade, e sempre que abrimos uma garrafa de seus vinhos, temos boas surpresas.
Deixo aqui algumas boas lembranças das duas regiões:

Qualimpor: 1 e 2. Série monovarietais Herdade do Esporão: para todos os gostos; 3. Clássicos do esporão: Esporão Reserva 2008 e Esporão Private Selection 2007.

Qualimpor: Quinta do Crasto com ótimos exemplares, como Crasto Superior 2009 e Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2008.

Del Maipo: Espanha representada com vinhos tipícos de Tempranillo, como o ótimo Yllera Dominus 2004.

Del Maipo: Fizemos uma pequena degustação vertical destes três ótimos exemplares espanhóis Viña Rufina. Da esquerda para a direita:  Reserva 2001, Reserva 2000 e Gran Reserva 1999. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário